Educação Ambiental
O futuro do planeta, depende hoje, amanhã e depois do comportamento de todos
Educar em prol do ambiente é, assim, ter impacto nas grandes decisões, mas também nos pequenos passos que estão ao nosso alcance. Por isso preservar o ambiente depende fundamentalmente de conhecê-lo – porque nunca se defende aquilo que não se conhece. Na Trophic, acreditamos que educar para a consciência ambiental não se destina apenas a crianças e jovens, mas a toda a população.
Educar os mais novos é educar para o amanhã, é fomentar as raízes para que melhores decisões sejam tomadas. Porque para proteger é preciso conhecer, e porque cada região, município, cidade ou local tem a sua própria biodiversidade que a caracteriza e situa. É cada vez mais importante que as nossas crianças tenham atividades em conjunto e na natureza, e para tal, basta sair para o espaço verde mais próximo – a Trophic pretende estar presente nestes momentos.
Também para os menos novos, a nossa população sénior, as atividades fora de portas são importantes. Na Trophic imaginamos a educação ambiental como um ciclo e por isso propomo-nos a fazer chegar a natureza a todas as portas, independentemente da idade. O conhecimento nunca se faz apenas num sentido – devemos sempre saber assimilar o conhecimento de cada um, aquele que tantas vezes é ganho com a experiência e não tem diplomas para o reconhecer. O nosso projecto natureza à porta, dedica-se também à população sénior incentivando não só o conhecimento sobre cada local e a sua biodiversidade, mas também ao incorporar o conhecimento de cada um. Promovemos um conjunto de atividades que permite integrar o que cada um sabe sobre o passado e o presente que identifica biológica e culturalmente cada local e em simultâneo promover comportamentos que sejam consentâneos com a proteção e preservação do ambiente.
Coberturas Verde – ‘Green Roofs’
Os telhados verdes, também chamados de coberturas verdes, são uma camada de vegetação instalada no topo plano ou ligeiramente inclinado de um edifício. Classicamente tem-se dividido os telhados verdes em: (a) telhados verdes extensivos, com vegetação de menor dimensão como gramíneos, ou (b) telhados verdes intensivos onde a vegetação é mais diversa exigindo, todavia, mais esforço técnico da sua instalação e manutenção.
A popularidade dos telhados verdes tem vindo a crescer pela sua capacidade de fornecer múltiplos benefícios – os serviços dos ecossistemas. As vantagens de um telhado verde podem ir desde a componente estética, até ao aumento da biodiversidade, capacidade de acumulação de água e consequente controlo de cheias, ou regulação térmica do edifício, entre outros.
Neste sentido, a Trophic destaca-se como um parceiro experiente, eficiente e eficaz para a realização dos seus projectos ou dos seus clientes, assegurando não apenas o planeamento, os cálculos estruturais, o estudo de biogeografia e a escolha florística, como também a implementação e a manutenção da cobertura verde.